Terça-feira, 16 de Junho de 2009

Carta de Principios

VIAGEM AO PASSADO

Associação Sem Fins Lucrativos de Defesa do Património Cultural e Natural Português
 

CARTA DE PRINCÍPIOS
 

1 – A Associação – Viagem ao Passado, constitui-se com o principal objectivo de promover planos e acções que respeitem à protecção e à valorização do património cultural e natural português.
 
2 – A Associação estabelece como princípio que a protecção e valorização dos ditos patrimónios, é a realidade de maior relevância para a compreensão, permanência e construção da identidade nacional e para a democratização da cultura.
 
3 – A Associação visa assegurar, no território nacional, a efectivação do direito à cultura e à fruição cultural e a realização dos demais valores e das tarefas e vinculações impostas, neste domínio, pela Constituição Portuguesa e pelo direito internacional.
 
4 – A Associação considera que integram o património cultural todos os bens que, sendo testemunhos com valor de civilização ou de cultura portadores de interesse cultural relevante, devendo como tal ser objecto de especial protecção e valorização.
 
5A Associação defende que a língua portuguesa, enquanto fundamento da soberania nacional, é um elemento essencial do património cultural português, assim como os bens materiais que constituem parcelas estruturantes da identidade e da memória colectiva portuguesas, e, ainda quaisquer outros bens que como tal sejam considerados por força de convenções internacionais que vinculem o Estado Português, pelo menos para os efeitos nelas previstos. Integrando o património cultural não só o conjunto de bens materiais e imateriais de interesse cultural relevante, mas também, quando for caso disso, os respectivos contextos que, pelo seu valor de testemunho, possuam com aqueles uma relação interpretativa e informativa.
 
6A Associação define que o interesse cultural relevante, designadamente histórico, paleontológico, arqueológico, arquitectónico, linguístico, documental, artístico, etnográfico, científico, social, industrial ou técnico, dos bens que integram o património cultural deverá reflectir valores de memória, antiguidade, autenticidade, originalidade, raridade, singularidade ou exemplaridade .
 
7Todos os sócios da Associação terão o dever de tomar como seus os princípios supra citos , assim como o regulamento interno da Associação.
 
Os mentores do projecto
(seguem-se nove assinaturas)

 

Porto, 02 de Janeiro de 2006
 
 

VIAGEM AO PASSADO

Associação Sem Fins Lucrativos de Defesa do Património Cultural e Natural Português

 

VANTAGENS E SERVIÇOS PRESTADOS AOS SÓCIOS 
 
  A Associação presta a todos os sócios de forma gratuita um serviço de consultoria, que engloba:
 
- Informação de eventos nas suas áreas de interesse
 
- Inscrições em certames em nome da Associação, beneficiando assim o sócio de tratamento diferenciado para Associações Sem Fins Lucrativos
 
- Acompanhamento do sócio em todas as suas necessidades durante a participação em certames por nós promovidos
 
- Tratamento de imagem e texto e posterior publicação na internet e órgãos de comunicação social, de noticias relativas a nossos associados e que sejam merecedoras dessa acção.  
 
- Publicação de anúncios de venda ou troca de peças e objectos da secção de Antiguidades, Raridades, Velharias e Curiosidades, fazendo valer os critérios de acção escolhidos pelo associado, tais como, confidencialidade, serviço de embalagem, seguro e expedição dos mesmos, cobrança, etc.
 
- Pesquisa nacional e internacional junto aos nossos parceiros, de temas para elaboração de teses, peças de coleccionismo, raridades especificas, etc.
 
- Representação dos nossos associados em eventos tipo, sempre que os mesmos não desejem ou não possam estar presentes, mas que solicitem fazer-se por nós representar. Nesta valência está incluída a entrega de peças, objectos e outros para venda.
 
- Os espaços em que a Viagem ao Passado se faz representar estarão sempre ao dispor dos seus associados a titulo gratuito, sendo os mesmos compartilhados em igual proporção por todos os sócios que deles desejarem usufruir, quando houver sobrelotação será o espaço dividido proporcionalmente pelas datas de realização dos certames.
 
- Outros actos e serviços que embora não especificados a direcção julgue terem razão de modo.
 
  
          

VIAGEM AO PASSADO

Associação Sem Fins Lucrativos de Defesa do Património Cultural e Natural Português

 

COMO SER SÓCIO DA VIAGEM AO PASSADO - ASSOCIAÇÃO

 

- Subscrever os ideais da Associação Viagem ao Passado expressos na Carta de Princípios, assim como respeitar os estatutos.

- Ter um amigo que já seja sócio e que o proponha (Os novos sócios terão que ser propostos por quem já o seja)

- Preencher a ficha de Inscrição e pagar a cota anual (5 €)

- Participar sempre que puder nas actividades sociais, culturais,  de lazer e estruturais promovidas pela Associação

                                                             

 Para contactos connosco use os seguintes endereços electrónicos:

 

associacaoviagemaopassado@gmail.com

viagemaopassado@sapo.pt

 


por associacaoviagemaopassado às 13:35
link do post | comenta, participa | favorito
|

*quem somos?

*pesquisar

 

*Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30
31


*posts

* Feira de Antiguidades e V...

* Secção de Antiguidades, R...

* Secção de Literatura e Al...

* Cartão de Feirante - Decr...

* Carta de Principios

* Antropologia

*arquivos

* Outubro 2009

* Agosto 2009

* Junho 2009

*tags

* todas as tags

blogs SAPO

*subscrever feeds